23.5.11

Maio

É sonoro.
Mas é principalmente luminoso.
O Sol é prateado.
Algumas pessoas arriscam andar na rua e olhar para frente e para cima.
O que é uma novidade.
Maio.

É preciso ficar atento pois só dura um mês.
Depois tem outras épocas bonitas.
Mas viver em maio é um desafio menor.
Se é que viver deixa de ser, a qualquer hora
Um tapa na cara.
É mês de Maio

Três vogais para uma consoante.
Favorecido pela abertura do mês anterior
E antecipando as festas religiosas do seguinte.
Maio não tem expectativas ou pretensões.
É só estar.
(E não é pouco).

Em maio, lembro-me do primo perdido por uma morte súbita
Parece que foi do coração.
E lembro da vitória de algum time de futebol.
Mas é tudo passageiro, não fiquemos reflexivos.
Não é tempo de profundidade.
A única coisa realmente profunda é,
Por um mês que seja, a beleza.

Nem frio nem calor,
Um tempo de diamante
Sem brigas ou congraçamentos,
Reconciliações.
Um pedreiro mexe com a menina na rua,
Um taxista avança o sinal vermelho.
Tudo no seu lugar...

Uma vez eu escrevi ou pensei
Que as borboletas voltariam
No mês de maio:
Balela.
Mas, de repente,
Era de outras borboletas
Que eu sentia falta...

Não quero um texto bonito,
Não quero acordar ninguém,
Desejo não querer nada e apenas
Denunciar a beleza do mês de maio.
Olhe em volta, para cima e esqueça,
Senão por um mês, por um dia
Que outros meses virão.

Sol prateado: ainda é maio.

Um comentário:

Talita Prates disse...

denúncia feita,
e por um texto muito bonito
- que me acordou.

Abraço!

Talita
História da minha alma